doença rara

Retinoblastoma: saiba o que é o câncer raro identificado na filha de Tiago Leifert

Reprodução redes sociais

Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin usaram as redes sociais, neste sábado (29), para revelar que a filha do casal, a pequena Lua que tem pouco mais de 1 ano, está com retinoblastoma, um câncer raro nos olhos. De acordo com o casal foi Tiago quem percebeu os primeiros sinais que se pareciam com “estrabismo”, e aos poucos a família notou a diferença.

O tratamento iniciou há 4 meses quando um oftalmologista diagnosticou o retinoblastoma bilateral, ou seja, nos dois olhos de Lua. Na mesma época Tiago pediu demissão da rede Globo e se afastou dos trabalhos que executava.

Renitoblastoma

O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças,

Retinoblastoma é um câncer  ocular que surge da retina imatura, o câncer raro e corresponde a 3% dos cânceres infantis. Os sinais e sintomas comumente incluem leucocoria (um reflexo esbranquiçado na pupila), estrabismo e, com menor frequência, inflamação e visão prejudicada. O diagnóstico é baseado no exame oftalmoscópico, ultrassonografia, TC e RM.

O tratamento

O tratamento de pequenos tumores e doença bilateral podem incluir fotocoagulação, crioterapia e radioterapia. O tratamento dos tumores avançados e alguns maiores é enucleação. Quimioterapia é, às vezes, usada para reduzir o volume do tumor e para tumores que se expandiram além do olho.

Tipos de tratamento

Cirurgia de enucleação.
Tratamentos locais como a laserterapia e crioterapia são usados, geralmente, ​​para tumores pequenos em combinação com quimioterapia.
Quimioterapias intravítrea e intra-arterial.
Quimioterapia intravenosa.
Radioterapia.
Transplante autólogo de medula óssea.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba