Com a chegada do Verão, as altas temperaturas representam um inimigo para circulação sanguínea e linfática. Durante a estação, o excesso de calor é um dos fatores que contribui para a retenção de líquidos, além dos sintomas como dor nas pernas e nos pés e até mesmo sensação de ganho de peso. Outros fatores também podem causar inchaço como: permanência na posição sentada ou em pé durante longo período, o uso de anticoncepcionais, gestação, distúrbios hormonais, bebidas em excesso, obesidade, excesso de sal na alimentação ou consumo de alimentos industrializados.
Algumas dicas simples e realizadas no dia a dia contribuem para minimizar os sintomas como:
– Elevar as pernas quando estiver em repouso, se possível algumas vezes durante o dia e logo que chegar em casa;
– Movimentar os pés (movimento circular, para cima e para baixo);
– Não ficar na mesma posição (sentado ou em pé) por um período muito prolongado;
– Evitar permanecer por muito tempo em locais com temperaturas elevadas;
– Beber muita água ao longo do dia;
– Consumir menos sal e alimentos industrializados durante as refeições, pois o sódio (sal) contribui consideravelmente para o corpo reter líquido;
– Praticar exercícios físicos, principalmente exercitar as pernas, fazendo caminhadas por exemplo;
– Evitar o ganho excessivo de peso.
A retenção de líquido é um problema que atinge principalmente as mulheres devido às questões hormonais. Para os casos mais sérios, além de seguir as dicas acima, outra opção com resultados bem satisfatórios é realizar sessões de drenagem linfática. Além de auxiliar na prevenção do edema, a drenagem linfática também minimiza os sintomas e a sensação de peso nas pernas. E sempre é importante procurar um médico responsável para descartar outros fatores mais sérios que podem estar contribuindo para a retenção de líquido.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: clinicalivon