Foro Privilegiado

Relator da Lava Jato diz que foro privilegiado é anti-republicano

Ele afirmou que o STF deveria debater o alcance benefício como já foi proposto pelo Ministro Luís Roberto Barroso.

luiz-edson-fachin22

O ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava Jato, Edson Fachin, fez um pronunciamento contra o foro privilegiado. Ele afirmou que o STF deveria debater o alcance benefício como já foi proposto pelo Ministro Luís Roberto Barroso.

Eu, já de há muito tempo, tenho subscrito uma visão crítica do chamado foro privilegiado por entende-lo incompatível com o principio republicano, que é o programa normativo que está na base da constituição brasileira, afirmou Fachin.

A proposta do Ministro Barroso citada pelo Ministro Edson Fachin, é modificar o artigo 102 alínea B da Constituição Federal que estende o direito ao foro privilegiado para o presidente da República, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional, o procurado Geral da República e os ministros do STF. Barroso defende que o foro privilegiado passe a existir apenas em acusações de crimes cometidos durante e em função do mandato.

A questão, todavia, que se coloca é saber se essa alteração pode ser feita por uma mudança de interpretação constitucional ou se ela demanda uma alteração própria do Poder Legislativo”, disse Fachin.

Fonte: Estadão
Créditos: Estagiário: Anderson Costa