Brasil

Quatro urnas quebraram nas duas primeiras horas de votação

Diferentemente do 1º turno, quando centenas de urnas apresentaram defeitos, até o momento, apenas quatro quebraram

urna

Apesar da tranquilidade já registrada nas primeiras horas desse segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) informou que quatro urnas já tiveram que ser substituídas devido a algum defeito. Informações extraoficiais dão conta de que uma quinta urna também teria sido substituída.

De acordo com a corregedora do TRE, Vanessa do Egito, todo o trabalho desenvolvido para que a realidade desse pleito fosse diferente daquela observada no primeiro turno já vem surtindo efeito. “Nós observamos, até então, problemas esporádicos e até menores que em outras eleições. Até então apenas quatro urnas apresentaram algum defeito, seja de incompatibilidade com a identificação biométrica ou alguma outra coisa, porém já foram substituídas”, assegurou.

Os locais em que as urnas apresentaram defeito foram nos bairros de Tambaú, Valentina, Cristo e Bessa. Eleitores entraram em contato com o JORNAL DA PARAÍBA e informaram, ainda, que uma quinta urna teria apresentado problema, dessa vez no bairro de Manaíra.

Além de destacar uma eleição tranquila e com menos problemas, a corregedora Vanessa do Egito ainda ressaltou o sucesso da decisão da juíza Niliane Meira de Lima, que estabeleceu multa de R$ 75 mil em caso de sujeira devido às eleições. “A cidade está limpa, sem sujeira nas ruas. Foi uma decisão que surtiu efeito e os candidatos estão bem mais conscientes”, comentou.

Atenção na hora de votar

A corregedora ainda alertou os eleitores a terem mais atenção na hora do voto. Segundo ela, alguns pontos de votação estão enfrentando problemas por falta de cuidado dos eleitores no momento do exercício da cidadania. “Queria lembrar algumas coisas aos eleitores: não esqueçam de levar a identidade e ainda lembrem que primeiro o voto é para governador e só depois para presidente. Tem gente votando errado e até nulo por não prestar atenção, então gostaria de fazer esse alerta”, frisou.

Jornal da Paraíba