Internado na UTI da Unimed Recife desde a madrugada de sábado (18), o professor José Antônio de Albuquerque concluiu na manhã deste domingo os exames aos quais foi submetido para avaliar sua condição coronariana.
Ficou diagnosticado a necessidade de um se proceder um cateterismo, que será feito nesta segunda-feira (20) ao meio-dia.
CATETERISMO
O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.
As obstruções nas artérias coronárias são causadas por placas de ateroma (popularmente chamadas placas de gordura). Elas limitam ou impedem a passagem do sangue para o coração. Uma vez que o fluxo seja interrompido (no dito popular, veia entupida), o músculo cardíaco pode sofrer um infarto.
Além de identificar a existência e a gravidade de uma ou mais obstruções nas artérias coronárias, o cateterismo cardíaco permite também identificar outros problemas estruturais no coração. Assim, o médico consegue avaliar com maior precisão qual a melhor conduta de tratamento para o paciente.
Por isso, o cateterismo é amplamente difundido como um exame importante no diagnóstico e na definição da melhor conduta de tratamento dos pacientes cardiopatas.
Fonte: http://noticiaspb.com.br/
Créditos: Polêmica Paraíba