O Procon-SP multou o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado na região da Avenida Paulista, nesta quinta-feira (3). A multa, no valor de R$ 242.553,33, será aplicada mediante a processo administrativo, segundo informou o órgão.
Ainda de acordo com o Procon-SP, o hospital fundado em 1897 teria efetuado cobranças indevidas de pacientes.
Uma das reclamações, por exemplo, refere-se à cobrança da anestesia para realização de endoscopia, a qual estava devidamente autorizada pelo plano de saúde. Sendo assim, não poderia ter feito a cobrança avulsa.
Outras reclamações feitas por pacientes referem-se a cobranças sem que nenhum procedimento tivesse sido realizado, envio de boleto com valor superior ao que havia sido informado previamente, envio de cobranças adicionais —por serviços já realizados e pagos— após mais de um ano, além de cláusulas abusivas impostas pelo hospital.
Em nota enviada ao UOL, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz confirmou ter recebido ontem à tarde um auto de infração, encaminhado pelo Procon, que ainda passará por análise e verificação, em âmbito de processo administrativo. “Não há, portanto, condenação alguma imputada ao hospital”, ressaltou.
O hospital disse que irá avaliar todas as reclamações apontadas pelo Procon. “Caso haja inconsistência em algum dos procedimentos apontados, eles serão reparados e sanados. Caso haja má interpretação dos consumidores ou do Procon nas queixas apresentadas, elas serão devidamente esclarecidas”, afirmou.
Fonte: uol
Créditos: UOL