mais saúde

PROBLEMAS PARA EMAGRECER?: nutricionista revela segredos para um emagrecimento sustentável e saudável

Emagrecer está longe de ser o assunto da "moda", ou seja, sempre há vários questionamentos para quem quer mudar sua saúde, estética e condição física. Paralelamente, há muitas pessoas que iniciam essa meta no desespero e sem orientações. E para evitar essa iniciativa, a nutricionista Clínica e Esportiva Funcional, Mari Vieira explicou como pequenas mudanças podem proporcionar um emagrecimento saudável e qualidade de vida.

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

Emagrecer está longe de ser o assunto da “moda”, ou seja, sempre há vários questionamentos para quem quer mudar sua saúde, estética e condição física. Paralelamente, há muitas pessoas que iniciam essa meta no desespero e sem orientações. E para evitar essa iniciativa, a nutricionista Clínica e Esportiva Funcional, Mari Vieira explicou como pequenas mudanças podem proporcionar um emagrecimento saudável e qualidade de vida.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, Mari Vieira explicou qual a abordagem nutricional mais eficaz para promover um emagrecimento saudável e sustentável. Segundo ela, o corpo trabalha através de um  mecanismo chamado  homeostase. Então, quando se quebra a homeostase, com base em NOVOS ESTÍMULOS, como pequenas mudanças alimentares, é nessa hora que o corpo começa a gerar mais energia por estar recebendo nutrientes ficando mais forte e gerando um emagrecimento saudável.

Com 5 anos de atuação em atendimentos clínicos, Mari Vieira afirma que a abordagem nutricional mais eficaz para promover um emagrecimento saudável e que seja sustentável, um dos pontos primordiais é o déficit calórico ( gastar mais do que consome ). Mas, o emagrecimento sustentável não só depende de um déficit. Existem 3 fatores essenciais que são importantíssimos:

1-A superação emocional: controlar as emoções e saber que não se deve comer apenas por está triste, feliz, ansioso e sim por consciência da mudança pela SAÚDE e do bem-estar. O cérebro tem tudo haver para se ter sucesso em qualquer objetivo. Então, entra a Nutrição com terapia.

2-Manutenção do novo hábito: Não fazer dieta por curto período, para aprender a fazer ESCOLHAS certas e ter autonomia sobre sua alimentação, mantendo regularidade nas ações. A reeducação é para toda a vida

3-Mudança de Comportamento: Lidando com esses fatores chegando na mudança de comportamento. O estilo saudável se tornou rotina e isso sim tem um emagrecimento sustentável.

Mari Vieira destacou ainda, que a individualidade metabólica do paciente é considerada um fator determinante para seu emagrecimento.

“Uma disfuncionalidade hormonal e deficiências nutricionais impede total o funcionamento desse corpo para a queima de gordura. E através dessas informações é desenvolvido o plano alimentar personalizado. Se o interno não estiver adequado em sinergismo não tem como haver a biogênese mitocôndrial que as células de energia. E a mesma afetada, não terá como esse metabolismo trabalhar da forma correta”, disse.

De acordo com a especialista, as preferências alimentares são de suma importância para o emagrecimento de uma forma que o paciente tenha uma maior adesão ao plano alimentar e possa se tornar mais prático para realizar o mesmo. E o melhor tratamento alimentar é realmente aquele que o paciente consegue aderir.

A organização da rotina é um dos principais desafios

“A Nutrição pode contribuir com uma montagem nutricional mais prática para que esse paciente consiga realizar sua refeição e contribuir com o acompanhamento nutricional, facilitando a vida desse paciente, mostrando um meio da organização dessa rotina”, acrescentou Mari Vieira.

Por fim, a nutricionista enfatizou que não existem alimentos isoladamente que engorde ou emagreça. Mas, evitando o máximo de alimentos industrializados, processados e embutidos é um grande avanço.

Foto: disponibilizada pela nutricionista, Mari Vieira

Mari Vieira CRN6: 23423

*Nutricionista Clínica e Esportiva funcional com foco em: Emagrecimento; Saúde da Mulher; Fertilidade; Modulação Intestinal; Doenças autoimunes; Doenças crônicas; Composição corporal; Rendimento; e Qualidade de vida e Longevidade.

Telefone: (83) 98750-9835

Instagram: @marivieira_nutri

Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos