Todos os holofotes

Prestigiado pelo governo, Ciro Nogueira terá posse exclusiva nesta quarta

Novo ministro vai defender conciliação do Executivo com Legislativo e, principalmente, Judiciário

Prestigiado pelo governo, Ciro Nogueira terá posse exclusiva nesta quarta

Novo chefe da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), está cercado de privilégios e é uma aposta alta do governo. Prova disso é que ele terá uma posse isolada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (04). Isso significa que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e do Trabalho, Onyx Lorenzoni, não assumirão seus cargos na mesma cerimônia.

A ideia teve o aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que quer dar demonstração de força do novo ministro, alçado ao cargo com a missão de fazer a interlocução política com outros poderes. Ciro inclusive pretende passar essa mensagem em seu discurso: de pacificação e estabilidade política e harmonia entre poderes. Isso em um momento em que o embate entre o Executivo e o Judiciário aumenta com os ataques do presidente à Justiça Eleitoral.

Segundo a CNN, um dos citados no seu discurso deverá ser o ministro da Justiça, Petrônio Portella, tio-avô de suas filhas. Piauiense como Ciro, Petrônio foi ministro durante o governo Figueiredo, o último da ditadura militar, e teve como missão, na condição de civil, abrir negociações principalmente com o Congresso Nacional pela abertura política.

Ciro tem dito ver similaridades dele com Petrônio, que é tio de sua ex-mulher, Iracema Portella. Ambos são do Piauí, civis, rodeados de militares e com a missão de abrir diálogo com outros poderes.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba