
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, assumiu nesta quarta-feira (26) a Diretoria de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil, confederação nacional, sediada em São Paulo, que reúne as Unimeds de todo o país. Ele integrou a chapa da Diretoria Executiva eleita nesta quarta-feira e representará o Norte-Nordeste neste novo desafio.
Com quase 32 anos de experiência na Medicina e 29 no cooperativismo médico, Gualter Ramalho aceitou o convite do presidente Omar Abujamra Junior, reconduzido ao cargo, para integrar a Diretoria Executiva. Para ele, o gesto de Omar Abujamra é um reconhecimento ao trabalho executado na Unimed João Pessoa, onde se encontra no segundo mandato como presidente, e uma oportunidade para novos desafios. “Nestes últimos cinco anos, promovemos um volume expressivo de realizações na Unimed João Pessoa. Este reconhecimento nacional nos motiva a entregar ainda mais”, declarou.
Sob a Diretoria de Desenvolvimento de Mercado, ficam pastas estratégicas para o crescimento do Sistema Unimed. Entre elas, Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Mercado, Gestão de Produtos e Serviços, Experiência do Cliente e Programa de Valorização do Cooperado.
FORTALECIMENTO DA UNIMED JP
Gualter Ramalho ressaltou que participar da Diretoria Executiva da Unimed do Brasil é uma oportunidade para estar mais próximo das decisões nacionais do Sistema Unimed, o que facilita a comunicação e integração, além de contribuir para a resolução das demandas de todos o país, incluindo as da Unimed João Pessoa. Paralelamente à atuação em São Paulo, ele dará andamento aos projetos da cooperativa pessoense. “Nossas entregas continuam”, afirmou.
Ele destacou, como alguns dos principais projetos, a parceria em andamento com o Hospital Albert Einstein; a construção de um Pronto Atendimento Pediátrico e Centro de Vacinação no Bessa, já em fase de conclusão; a ampliação da presença da Unimed JP na Zona Sul; a reestruturação do Hospital Alberto Urquiza Wanderley; e o desenvolvimento da Cidade Unimed, que será o maior complexo hospitalar da Paraíba.
Na remuneração médica, relata que está em fase final, para implantação, o reajuste do valor da consulta e a homologação do novo modelo de remuneração por perfomance nas cirurgias e demais setores. Na tecnologia, destaca o Centro de Inovação e Tecnologia, uma grande revolução digital que promoveu relevantes melhorias na operação, e a implantação do projeto de Inovação Aberta e Governança de Dados. “Até janeiro de 2026, todas as operações da Unimed JP serão rasteáveis e auditáveis, um dos maiores legados que entregaremos”, ressaltou.
Outra prioridade para os próximos anos de mandato é a preparação para a transição. Uma das providências é a implantação de um novo modelo de governança corporativa, que, segundo Gualter Ramalho, segue o modelo contemporâneo de gestão e possibilita que a Unimed João Pessoa continue crescendo no ritmo dos últimos anos, 12% ao ano. Neste projeto, estão envolvidos consultores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Fundação Dom Cabral (FDC), Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (César) e a L+M Consultoria, além dos executivos e gestores médicos da Unimed JP.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1993, Gualter Lisboa Ramalho especializou-se em Anestesiologia, Tratamento da Dor e Acupuntura, com diversos títulos conquistados. É reconhecido como um dos maiores especialistas em dor no país.
Professor adjunto da disciplina de Anestesiologia da UFPB, possui ampla produção científica, incluindo publicação de livros e trabalhos científicos. Desde 2022, é imortal da Academia Paraibana de Medicina (Apmed). Também é presidente da Federação Paraíba, instituição que reúne as Unimeds do Estado.
Tem Especialização em Gestão de Negócios em Saúde (pós-graduação Lato Sensu) na renomada Fundação Dom Cabral (FDC), reconhecida pela 17ª vez consecutiva a melhor Escola de Negócios da América Latina e a 7ª melhor Escola de Negócios do Mundo.
Antes de assumir a presidência da Unimed João Pessoa, foi membro do Conselho de Administração da cooperativa por três mandatos. Também já assumiu cargos diretivos e presidência em outras instituições da área médica, como a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e a Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB).
Na Unimed João Pessoa, as duas gestões como presidente têm como marcas a modernização administrativa, o forte investimento em transformação digital, a ampliação da rede própria de atendimento e a valorização do quadro social e das relações institucionais. Com esse trabalho, vem conquistando resultados inéditos para o plano de saúde, com destaque para a carteira de clientes, que atualmente se aproxima dos 176 mil beneficiários; o maior Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar, com nota de 0,8427, sendo o maior já alcançado na história da Unimed JP por dois anos consecutivos; e um faturamento bruto recorde que, em 2024, superou R$ 1,24 bilhão.
NOVA DIRETORIA DA UNIMED DO BRASIL
- Diretor Presidente: Omar Abujamra Júnior (São Paulo)
- Diretor Vice-presidente: Paulo Roberto Fernandes Faria (Paraná)
- Diretor de Administração e Finanças: Danúbio Antônio de Oliveira (Goiás)
- Diretor de Regulação, Monitoramento e Serviços: Márcio Pizzato (Rio Grande do Sul)
- Diretor de Desenvolvimento de Mercado: Gualter Lisboa Ramalho (Paraíba)
- Diretor de Intercâmbio: Claudio Laudares Moreira (Minas Gerais)
- Diretor de Gestão de Saúde: Marcos de Almeida Cunha (São Paulo)