Em Brasília

Presidente do Conselho Federal de Administração exalta atuação de Ruy em defesa da categoria

Presidente do Conselho Federal de Administração exalta atuação de Ruy em defesa da categoria

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em defesa dos profissionais de administração foi exaltada pelo presidente do Conselho Federal da categoria, Leonardo Macedo, durante reunião em Brasília, que também contou com a participação do Vice Presidente do Conselho Regional de Administacao da Paraíba, André Coelho. O representante do segmento destacou a importância do novo projeto de lei apresentado por Ruy no Congresso Nacional.

A matéria garante a inclusão do profissional da Administração na lista de formações profissionais exigidas para o concorrer ao cargo de Perito Criminal da Policia Federal.

O alcance da medida foi detalhado pelo presidente do CFA ao reforçar a defesa da classe dos administradores. “É uma honra para a nossa categoria ter um profissional de administração em um cargo tão importante, representando a Paraíba e todo o Brasil. Esse projeto é de suma importância para a nossa profissão, porque é mais uma ação para inserir nossos profissionais no mercado de trabalho. Trazemos aqui o nosso agradecimento em nome dos 450 mil profissionais de administração deste Brasil”, agradeceu Leonardo Macedo.

Ao mencionar a reparação proporcionada pelo novo projeto, Ruy também lembrou que faz parte do segmento profissional. “O projeto de lei o 529/2025, busca resolver uma injustiça histórica com os administradores. A categoria da administração, da qual eu também faço parte, era proibida de participar do concurso de perito criminal da Polícia Federal, que autorizava mais de 25 outras profissões de terem essa oportunidade”, esclareceu o deputado.

Ele ainda revelou que a iniciativa surgiu por meio da proximidade do mandato com o segmento, assim como tem acontecido com outras classes de trabalhadores. “Ao ouvir essa demanda por meio do Conselho de Administração da Paraíba, tive o privilégio de desenvolver o projeto de lei junto com a minha equipe. Tenho certeza que essa injustiça vai ser reparada e nós teremos também o direito de participar desses concursos”, concluiu.

O PL 529/2025 prevê a alteração no Decreto-Lei nº 2.320/1987, que estabelece as normas para o ingresso na Carreira Policial Federal. A proposta legislativa defende o cargo de perito criminal abrange atividades como exames periciais, coleta de dados, análises técnicas e administrativas. Todas essas atribuições fazem parte das habilidades de um administrador, à exemplo da gestão, análise financeira, planejamento e organização.

Na justificativa da matéria, o deputado ainda ressalta que os administradores já exercem a função de peritos judiciais em áreas como falências, fraudes, gestão financeira, contratos e processos licitatórios, demonstrando aptidão para o exercício de funções periciais no âmbito da Polícia Federal. Tribunais de justiça também reconheceram a capacidade de administradores atuarem como peritos, inclusive em áreas como contabilidade, desde que possuam os conhecimentos técnicos necessários.