A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, nesta tarde no Palácio do Planalto. No encontro, Coutinho apresentou proposta para criação do terceiro eixo da integração no Vale do Piancó, no nordeste da Paraíba, no valor de R$ 200 milhões.
A obra ampliaria a distribuição de água do Rio São Francisco no estado e, de acordo com o governador, estará incluída na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). Segundo ele, Dilma concordou que é necessário acelerar trabalhos para que obra seja concluída em meados de 2016.
“Esse é o desejo da presidente, que tem cobrado do ministério, dos estados, uma aceleração nesses investimentos e tem garantido os recursos necessários para isso”, afirmou.
O Projeto de Integração do São Francisco já está com mais de 60% de sua estrutura concluída. São dois eixos, leste e norte, em 469 quilômetros de extensão, levando água para abastecimento e irrigação em quase 400 municípios de quatro estados nordestinos – Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Coutinho defendeu que o governo federal estabeleça uma agenda positiva visando a manutenção dos investimentos. Ele acrescentou ainda que o Nordeste “passa pela pior crise (hídrica) dos últimos 100 anos”. Ele afirmou que a União e o governo da Paraíba tem uma vasta política de cooperação na área de segurança hídrica e devem trabalhar juntos para debelar os efeitos da seca.
Entre outras obras de infraestrutura, Coutinho citou a necessidade de ampliação do Porto de Cabedelo e do Aeroporto Castro Pinto em João Pessoa.