Alerta

PREOCUPAÇÃO: Em meio à epidemia de dengue, casos de chikungunya também crescem no Brasil

Foto: Reprodução

Dados do ministério da Saúde mostram que os casos de chikungunya no Brasil cresceram 42% em janeiro deste ano se comparados com o mesmo período do ano passado. O aumento ocorre ao mesmo tempo que o país passa por uma epidemia de dengue.

Em janeiro deste ano foram registrados 29 mil casos prováveis da doença, com 4 mil mortes confirmadas e outras 30 em investigação. Já em janeiro de 2023 foram 20 mil casos prováveis. Os números são do painel de monitoramento de arboviroses do ministério da Saúde.

Como a chikungunya também é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue, regiões que estão com grande aumento no número de casos de dengue tendem a também ter crescimento em casos da chikungunya.

Os principais sintomas da chikungunya são inchaços nos membros, febre alta, cansaço, perda de apetite, náuseas, vômitos, dores intensas nas articulações, na cabeça, nas costas, manchas vermelhas na pele e inflamação dos olhos.

No entanto, uma vez infectado com a doença, o paciente adquire imunidade para o resto da vida e não corre o risco de contraí-la novamente.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba