A Prefeitura de São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, adotou medidas mais rígidas de isolamento social.
De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (19), pelo prefeito José Luiz Nanci as medidas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus ficam prorrogadas e ampliadas até o dia 27 de novembro.
A administração municipal informou que, seguindo orientações da Vigilância Sanitária, fica proibido na cidade o funcionamento de várias atividades. São elas:
- Setores de turismo;
- Cultura;
- Lazer;
- Educação;
- Igrejas;
- Academias e congêneres.
Devido ao aumento do número de casos e de mortes por Covid-19, a cidade, que estava em bandeira amarela (risco baixo), passa a bandeira laranja (risco médio).
No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do RJ nesta quarta-feira (18), o município aparece com 803 óbitos. São Gonçalo tem 15.369 casos confirmados da doença.
A Prefeitura também reforçou a necessidade de distanciamento, uso de máscara, álcool e medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos.
No entanto, ficam autorizados a funcionar com 2/3 da capacidade os seguintes estabelecimentos:
- Farmácias e drogarias
- Hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos
- Padarias
- Pet shops
- Óticas
- Postos de combustível
- Chaveiros
- Barbearias
- Salões de beleza
- Lojas de conveniência (vedada a permanência continuada e a aglomeração de pessoas nesses locais)
Bancos, casas lotéricas e repartições públicas devem reservar um horário para o atendimento preferencial de pessoas com mais de 60 anos ou que pertençam a grupos de risco.
A medida de restrição não se aplica aos serviços de saúde como: clínicas médicas, odontológicas, oftalmológicas, de vacinação e de fisioterapia, laboratórios de exames clínicos e de imagem.
Shoppings
Shopping centers, centros comerciais e galerias também podem funcionar com 2/3 da capacidade, mas com horário restrito. Esses locais passam a abrir das 12h às 20h, com obrigação de uso de máscaras para clientes e funcionários, medição de temperatura, disponibilidade de álcool gel e sanitizante. As áreas de recreação infantil deverão permanecer fechadas.
Praças e quiosques de alimentação devem ser limitadas a 2/3 da capacidade de mesas e assentos. Nas lojas, fica proibido o uso de provadores. Os estacionamentos também devem ser limitados a 2/3 da capacidade total.
Maior número de mortes desde junho
Nesta quinta (18), o estado do Rio de Janeiro chegou a 21.698 óbitos e 332.396 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Desde o último levantamento, de terça-feira, foram registrados mais 224 mortes e 2.387 casos. É o maior número de mortes aferido em um dia desde 30 de junho, quando foram registradas 232 mortes.
Fonte: G1
Créditos: G1