Madeixas ao vento e muito sol: a chegada do verão promete altas temperaturas e, com elas, diferentes tipos de danos ao cabelo. Os raios solares, por exemplo, podem desbotar a cor dos fios e o calor acaba provocando um aumento na produção de suor no couro cabeludo.
“Com isso, pode ser que acelere também a produção de sebo, dando ao fio um aspecto mais oleoso”, conta Peter Menezes, hair expert no Salão 1838 e advocate de Authentic Beauty Concept no Brasil.
Nesse sentido, os cabelos longos têm ainda mais chances de ficarem oleosos, já que, além do couro cabeludo, eles podem entrar em contato com o óleo do rosto, das costas e do pescoço. Junto a isso, o calor também faz com que os fios sejam presos mais vezes ao longo do dia, potencializando a quebra capilar.
Assim, para não deixar que o seu verão seja marcado por cabelos oleosos, secos ou quebradiços, confira as dicas a seguir de como proteger as madeixas e aproveitar a estação mais quente do ano com muita hidratação, volume e maciez.
Como proteger o cabelo do sol?
Proteger o cabelo dos raios solares é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde dos fios no verão. “Em relação à raiz capilar, é indicado o uso de protetor solar, mas que seja recomendado por um dermatologista especializado”, aconselha Menezes.
Para complementar o cuidado com os fios, o hair expert indica ainda o uso de acessórios como chapéus e bonés. Mas, se você for entrar no mar ou na piscina, o ideal é passar o protetor solar capilar no cabelo todo.
Isso porque o sol pode desbotar e/ou queimar o couro cabeludo e os fios, deixando-os mais ressecados – principalmente quando as madeixas são coloridas, pois os raios UVA e UVB costumam oxidar a coloração.
A boa notícia é que, além do protetor específico, há diversos produtos como shampoos, condicionadores e leave-ins que também oferecem proteção solar. Ou seja, você pode potencializar a proteção do seu cabelo no verão com opções variadas.
Controlando a oleosidade
Evitar a oleosidade nos fios é uma tarefa um pouco mais complicada, pois é difícil controlar um processo que acontece naturalmente no organismo. Por isso, nesse caso, a solução é apostar em uma limpeza reforçada, principalmente do couro cabeludo.
“Hoje em dia, temos produtos no mercado próprios para os cabelos mistos e oleosos, que diminuem essa piora da oleosidade e limpam bem o couro cabeludo”, indica Julyanna do Valle, médica dermatologista e tricologista.
Mas cuidado na frequência das lavagens! Pois, ao tentar resolver um problema, você pode acabar criando outro: o ressecamento. Afinal, quando lavados em excesso, os fios podem perder sua oleosidade natural (e benéfica), ficando sensíveis, ressecados, opacos e com frizz.
“É sempre bom manter ou aumentar a frequência de hidratação para recuperar os fios, usando leave-in e protetores térmicos, principalmente se o uso da chapinha ou secador for mantido”, recomenda a especialista.
Cronograma capilar pré-verão
Antes do verão chegar, é possível montar um cronograma capilar que potencialize a saúde dos seus fios, evitando que eles sofram muito com os danos característicos desta estação. “O cronograma precisa ser adequado à necessidade de cada fio”, reforça a tricologista.
Isso significa que, se você planeja ir à praia ou frequentar piscinas, por exemplo, vale apostar em produtos focados em nutrição e reconstrução. Agora, se o seu cabelo costuma ficar mais oleoso no calor, o uso de produtos oil-control é ideal.
Independentemente dos danos nos fios, a proteção solar e a hidratação devem ser aplicadas em todos os tipos de cabelo. Por isso, a sugestão de cronograma capilar pré-verão da tricologista Julyanna do Valle é:
Semana 1: Hidratação;
Semana 2: Hidratação e Restauração;
Semana 3: Hidratação;
Semana 4: Hidratação e Nutrição.
De acordo com ela, o ideal é seguir esse cronograma também durante o verão, para manter o cabelo sempre forte e saudável. Mas, se ainda assim os danos insistirem em atingir seus fios, principalmente depois de ir à praia, também há uma opção de cronograma pós-verão para recuperar a saúde das madeixas.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Viver Bem