Arquivamento

PGR pede fim de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

PGR pede fim de inquérito contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou, nesta quinta-feira, 27, o arquivamento do inquérito que apura a suposta participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um esquema de falsificação de cartões de vacinação. 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou a petição ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF). Gonet argumentou que a Polícia Federal não apresentou ‘elementos que justifiquem a responsabilização’ de Bolsonaro e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), também apontado no suposto esquema. 

Segundo Gonet, o indiciamento de Bolsonaro seria sustentado ‘apenas’ pela delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que teria recebido ordens do antigo chefe para alterar informações na plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O PGR destacou a ‘falta de provas autônomas para sustentar a denúncia’: “Ocorre – em prejuízo da viabilidade de apresentação de acusação penal – que somente o colaborador afirmou que o Presidente lhe determinara a realização do ato”, escreveu Gonet.

Cabe, agora, ao STF decidir se acata, ou não, a denúncia