Há menos de um ano do segundo turno das eleições de outubro de 2018, institutos de pesquisa já medem a popularidades dos pré-candidatos à Presidência para 2020. Em levantamento divulgado pela revista Veja, nesta sexta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro lidera a disputa para as eleições presidenciais de 2022, mesmo em meio à crise no seu partido, o PSL.
Segundo o levantamento, o atual presidente da República conta com 34% das intenções de voto. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que foi seu adversário em 2018, tem 17%. Em seguida aparecem o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), com 11%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 9%.
João Amoêdo (Novo) fica em 5º lugar com 5% das intenções. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece logo em seguida com 3%. Há ainda 10% dos eleitores que não escolheram nenhum candidato. Outros 7% não iriam votar ou dizem não saber responder. Nulos e brancos somam 5%.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela revista Veja e foram sondados pela empresa FSB. A pesquisa foi feita por telefone com 2.000 eleitores de 11 a 14 de outubro de 2019 em todos os Estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa também fez simulação do segundo turno entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Nesse cenário, Bolsonaro teria 46% contra 38% do petista. 17% dos votariam banco ou nulo.
Fonte: Polêmica Paraíba com informações de Poder360 e Veja
Créditos: Polêmica Paraíba com informações de Poder360 e Veja