O UOL divulgou na manhã desta quinta-feira (02), o resultado de um levantamento realizado Kantar Media, desde o ano passado, que revela os dados completos do consumo de audiovisual no Brasil em todas as formas: TV, celular, tablet e computador. No caso, são os dados de quem está assistindo algo em vídeo em qualquer aparelho: seja assistindo TV aberta, paga, streaming ou vídeos; e, seja na TV, no computador ou no celular.
Segundo o resultado divulgado, quem obteve o maior número de consumidores foi a TV Linear (TV aberta ou paga), que são cerca de 84,8% de quem está vendo vídeo dentro de casa. A TV aberta representa 73% dessa conta. A TV paga, 11,8%. Isso mostra o incrível poder que a TV tradicional ainda tem no hábito do brasileiro.
Agora a Kantar Media acompanha o consumo de todos os aparelhos possíveis. Nessa nova medição o badalado streaming, isoladamente, representa 7,1% de “share”. Quando digo sozinho é porque a Kantar está medindo o YouTube separadamente, como plataforma de compartilhamento de vídeos.
A empresa de medição separou de acordo com o modelo de negócio. Nesse quesito, streaming e YouTube são modelos diferentes.
Mas, somando streaming (7,1%) e YouTube (16,6%), aí sim, são 23,7% de “share “(ou quase 24 em cada 100 aparelhos ligados).
Para o público que está consumindo apenas por aparelhos de TV e TV conectada fica assim:
TV aberta e paga – 84,8%
YouTube – 8,7%
Streaming – 6,5%
Já na medição com todos os aparelhos dentro de casa (celulares, tablets, computadores etc), o resultado é esse:
TV aberta e paga: 76,3%
YouTube: 16,6%
Streaming: 7,1%
Todos os dados acima se referem a janeiro de 2023 (Fonte: Kantar Media)
Fonte: Polêmica Paraíba com UOL
Créditos: Polêmica Paraíba