Depois da acachapante derrota de ontem no Congresso, quando viu seus esforços para congelar o salários dos servidores martelado pelo próprio Palácio do Planalto, Paulo Guedes pode perder outra parada que é muito cara à equipe econômica: o governo decide hoje se eleva a Cide de R$ 0,10 para R$ 0,30 e cria um imposto de 15% para a importação de gasolina.
O pleito para essas mudanças é dos usineiros. O setor sucroalcooleiro tem feito um poderoso lobby neste sentido. A equipe econômica é radicalmente contra. De acordo com um integrante da equipe de Guedes: “O Brasil é o único país do mundo em que em meio a maior crise da indústria do petróleo se cogita em aumentar impostos que agravem ainda mais a situação do setor. Isso não aconteceu nem nos países que investem muito mais em energias renováveis do que o Brasil”.
Em março, Jair Bolsonaro afirmou que “não existe a possibilidade de o governo aumentar a Cide”. Mas, assim como a ojeriza ao Centrão ficou para trás, o presidente pode de desdizer novamente.
Fonte: Blog do Lauro Jardim / O Globo
Créditos: Lauro Jardim