Você sabe dizer quantos passos são necessários, por dia, para se manter saudável? Saiba que esse pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo idade, condição física, objetivos de saúde e estilo de vida. No entanto, de acordo com vários estudos, organizações de saúde e especialistas, um objetivo recomendado é alcançar pelo menos 10 mil passos por dia, o que é equivalente a cerca de 5 milhas ou 8 quilômetros.
Uma pesquisa divulgada no último dia 06 de março, na revista científica British Journal of Sports Medicine, realizada com dados de mais de 72 mil pessoas, aponta que manter a contagem de passos em cerca de 10 mil por dia pode representar um risco 39% menor de morte e diminuir o risco de surgimento de doenças cardiovasculares em 21%.
O resultado desse estudo mostra que os 10 mil passos diários podem trazer benefícios para a saúde mesmo para aquelas pessoas passam muito tempo em comportamento sedentário. Segundo o pesquisador da Universidade de Sydney e um dos autores desse estudo, Matthew Ahmadi, essa recomendação cabe exceção para pessoas que têm grandes períodos de sedentarismo. No entanto, é uma mensagem importante de saúde pública de que todo movimento importa e que as pessoas podem e devem tentar compensar as consequências do tempo sedentário aumentando a contagem diária de passos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos com idades entre 18 e 65 anos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. Se a atividade aeróbica for de alta intensidade, a recomendação fica entre 75 e 150 minutos por semana. Corrida, caminhada e natação são exemplos de exercícios aeróbicos.
A pesquisa foi realizada com 72.174 pessoas com idade média de 61 anos, onde 58% eram mulheres. Os participantes usaram por sete dias um dispositivo no braço que permite a contagem de passos. Com os dados coletados nesse período, os pesquisadores estimaram a quantidade de passos por dia e o tempo que cada pessoa passou em comportamento sedentário.
A saúde dos participantes foi acompanhada por um período de quase 7 anos. Com essas informações, os pesquisadores fizeram uma análise e concluíram que a quantidade ideal de passos para compensar o tempo sedentário e reduzir risco de morte e doenças cardiovasculares está entre 9 mil e 10 mil por dia.
De acordo com os cientistas, um número de passos entre 4 mil e 4,5 mil por dia já foi suficiente para fornecer 50% dos benefícios de saúde concedidos pelo número ideal de 10 mil.
Polêmica Paraíba com informações da CNN