Brasil

Partidos iniciam discussão sobre eleições 2016

Dirigentes do PMDB, PT e PSDB se reúnem esta semana e dão pontapé inicial para nova eleição

urna

Três grandes partidos vão realizar reuniões nesta semana para discutir os resultados das eleições deste ano e dar o pontapé inicial para os debates em torno dos rumos das legendas para as Eleições de 2016. Hoje pela manhã o PMDB reunirá os 21 integrantes da Executiva Estadual. Amanhã a noite é dia dos petistas se reunirem e, sem data marcada, mas ainda esta semana, o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro deverá se encontrar com o senador Cássio Cunha Lima para tratar da A genda paraíba da legenda.

O PMDB se reunirá hoje a partir das 9h na sede da Executiva Estadual do partido com o objetivo de avaliar o processo eleitoral de outubro da Paraíba e a nível nacional, analisar o resultado das urnas e debater os novos rumos do partido. De acordo com o presidente do partido, o senador eleito José Maranhão, a preservação da unidade partidária será o ponto fundamental da reunião. Também estará em pauta a questão das dissidências internas pois nas eleições muitos peemedebistas optaram por apoiar outras candidaturas.

“O PMDB não vai hostilizar aqueles companheiros que porventura não tenham apoiado a candidatura do Partido”, adiantou José Maranhão, tranquilizando os dissidentes e evitando polemizar sobre o tema. Deverão participar do encontro Roberto Paulino, Manoel Júnior, Gervásio Maia, Veneziano Vital do Rêgo, Raniery Paulino, Vital do Rêgo Filho, Nilda Gondim e Hugo Motta, Olenka Maranhão, Nabor Wanderley, Márcio Roberto e Ivaldo Medeiros, entre outros membros da Executiva.

PT

Amanhã, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores se reúne na sede do Diretório Estadual a partir das 18h para discutir a nova conjuntura política, relações com partidos aliados e a conjuntura para preparar o partido para as eleições 2016. Josenilton Feitosa vai apresentar um texto elaborado por ele com a análise do pleito e as perspectivas da legenda para os próximos anos, onde o objetivo do PT é ampliar sua participação na política local com mais prefeituras, entre elas as das principais cidades do Estado.

De acordo com o presidente estadual da legenda, Charliton Machado, o PT irá se empenhar principalmente para garantir a consolidação da liderança de Luciano Cartaxo na Capital. Ele disse que o PT também irá discutir os desdobramentos da relação com o PSB do governador Ricardo Coutinho após o sucesso da aliança firmada para as eleições deste ano. “Temos que discutir sobre a concepção do novo governo de Ricardo Coutinho com quem devemos contribuir. As eleições 2014 já acabaram e quando pensávamos em uma aliança, era pensando também no diálogo para 2016 e 2018”, afirmou.

“As eleições 2014 já acabaram e quando pensávamos em uma aliança, era pensando também no diálogo para 2016 e 2018. Agora temos que olhar para o futuro. O desejo nosso soberano é trabalhar com afinco para a eleição de nossos prefeitos, sobretudo para consolidar a eleição de Luciano Cartaxo em João Pessoa. Ele é um prefeito bem avaliado, que tem mudado a cara de João Pessoa e precisamos trabalhar para garantir sua reeleição”, afirmou.

Ruy e Cássio definem agenda

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro disse, ontem, que deve se reunir durante esta semana, com o senador Cássio Cunha Lima, em Brasília, para organizar uma agenda na Paraíba. “Isso engloba a Executiva do partido, deputado e outros assuntos que precisam ser discutidos”, afirmou o deputado.

Ruy informou que Cássio Cunha Lima dever vir à Paraíba no fim da próxima semana. “Mas, não tem nenhuma reunião marcada e nem confirmada”, frisou. Segundo ele, o partido precisa retomar as ações que são inerentes ao papel de oposição tanto na Assembleia como na Câmara.

Cartaxo reúne bancada

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), deve se reunir esta semana com os vereadores que integram a bancada de sustentação do seu governo na Câmara Municipal da Capital. A afirmação é do vereador petista Flávio Eduardo Fuba (PT). Segundo ele, Cartaxo já manifestou o interesse de dialogar com os parlamentares pessoenses para fazer uma avaliação do segundo ano de seu mandato e da bancada.

Luciano Cartaxo já informou que dever fazer uma reforma administrativa até o final do ano, com isso, pode ser que ele também altere o líder da bancada que tem o vereador Marco Antônio (PPS) como seu interlocutor na Câmara. Fuba lembrou que desde o término das eleições não houve ainda uma conversa entre os vereadores e o prefeito, que teve o irmão, Lucélio Cartaxo, disputando o cargo de senador. “Vamos ver o acontecerá. Esse encontro só está dependendo da agenda do prefeito”, disse.

Dos 27 vereadores de João Pessoa, Luciano Cartaxo conta com o apoio de 25. Apenas o Lucas de Brito (Democratas) e Raoni Mendes (PDT) fazem oposição.

Correio da Paraíba