
Paraíba - O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com previsão de entrega até o final de abril. A Paraíba receberá 112 mil doses da vacina, que será disponibilizada a partir de sexta-feira (21). A campanha de reforço da vacinação começará em 7 de abril, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos e profissionais de saúde.
A estratégia de vacinação contra a influenza será realizada em duas etapas. O primeiro semestre, entre março e abril, atenderá as regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Já no segundo semestre, a campanha será realizada em setembro, na Região Norte, para alinhar-se ao período de maior circulação do vírus na região, conhecido como “Inverno Amazônico”. O Ministério da Saúde investiu R$ 1,3 bilhões na aquisição de 73,6 milhões de doses, com previsão de atingir 81,6 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Além dos grupos prioritários tradicionais, a vacinação também incluirá trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, caminhoneiros, entre outros. A vacina de 2025 conterá as cepas H1N1, H3N2 e B, sendo segura e eficaz, com a possibilidade de ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
T5