Representantes da OMS já haviam declarado no início deste mês que a proporção de jovens entre os infectados em todo o mundo aumentou, pondo em risco populações vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com doenças pré-existentes em áreas onde o atendimento de saúde é precário.
“A epidemia está mudando”, disse Takeshi Kasai, diretor regional do Pacífico Ocidental. “Pessoas de 20, 30 e 40 anos estão aumentando consideravelmente a disseminação (do vírus). Muitas nem sabem que estão infectadas.”
“Isso aumenta o risco de contaminação de pessoas mais vulneráveis”, acrescentou ele.
O surgimento de novos casos fez com que vários países impusessem novamente medidas de distanciamento social enquanto empresas e laboratórios correm para encontrar uma vacina para o vírus que destruiu economias, matou mais de 770 mil pessoas e infectou quase 22 milhões.
Casos foram registrados em países que tinham o vírus sob controle, como o Vietnã, que até recentemente tinha passado três meses sem transmissões domésticas devido aos esforços agressivos de contenção do vírus.
“O que estamos vendo não é um simples ressurgimento de casos. Acreditamos que é um sinal de que entramos em uma nova fase da pandemia na Ásia-Pacífico”, disse Kasai./REUTERS
Fonte: Terra
Créditos: –