Athos Silva Miranda, mais conhecido como palhaço Chumbrega, morreu aos 77 anos, vítima de covid-19.
A informação foi confirmada pelo Circo Di Napoli, companhia na qual ele integrava o elenco e fazia espetáculos.
“Hoje, o sol não brilha, os pássaros não cantam e os risos se calam, dia 03/08/2020 será um dia memorável para todos os circenses do mundo, um dia que ficará marcadado para nossas histórias. Lembre-se, Chumbrega, de onde estiver, você marcou história, deixará muita saudade. Amamos muito você!”
O palhaço, acrobata, equilibrista, ator, músico e trapezista morreu na madrugada da última segunda-feira (3) em Jundiaí, interior de São Paulo. Ele estava internado e não resistiu às complicações da doença.
Chumbrega era considerado um dos palhaços mais antigos no ramo. Não por acaso, amigos lamentaram a partida dele nas redes sociais. O artista Marcos Frota homenageou o ex-colega de trabalho: “Nossos sentimentos a toda família do Athos Miranda ‘Palhaço Chumbrega’, com certeza ele já está ao lado do nosso ‘Pai Celestial'”.
Em nota, a Funarte (Fundação Nacional de Artes) e o Centro de Memória do Circo também lastimaram a morte de Chumbrega.
“O Circo está de luto, perdeu mais um de seus filhos ilustres, mais um mestre de suas artes, seus saberes e sua história. A perda é imensa. Numa cultura oral como a do circo o desaparecimento de um mestre corresponde ao incêndio de uma biblioteca.”
https://www.facebook.com/centrodememoriadocircosp/photos/a.386483191379439/4225237490837304/
https://www.instagram.com/p/CDb6L-Ml51z/?utm_source=ig_embed
Fonte: R7
Créditos: R7