O outdoor que causou polêmica em Curitiba e nas redes sociais na segunda-feira (30) era, como internautas já haviam sugerido, uma ação de marketing. A iniciativa é do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura, e foi revelada na tarde desta terça (1º).
Na fanpage “Movimento Pela Reforma de Direitos”, no Facebook, um post e um vídeo com Mirella Prosdócimo, que é a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explicaram a ação. A publicação foi feita por volta das 14h desta terça.
Veja o post:
“Nós sabemos que vocês ficaram chocados com as reivindicações feitas pelo movimento.
E esse choque, é o nosso alívio.
O desrespeito que aconteceu na internet durou só um dia, mas as pessoas com deficiência enfrentam essa afronta todos os dias.
Esperamos que cada um que se revoltou, na internet, seja uma VOZ REAL na luta pelos nossos direitos. Que não se calem ao ver uma pessoa com deficiência sendo desrespeitada ou discriminada.
Denunciem! Não se revoltem somente nas redes sociais”.
A fanpage “Movimento Pela Reforma de Direitos” foi criada na segunda-feira, mesmo dia em que o outdoor foi colocado na Rua Santa Cecília, no bairro Pilarzinho.
Nesta semana, são celebradas duas datas ligadas ao assunto – na quinta (3), é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; e, no sábado (5), comemora-se o Dia Mundial da Acessibilidade.
Repúdio
Na segunda-feira, a advogada Berenice Reis Lessa, presidente da Comissão de Acessibilidade da Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), afirmou que a comissão declarava repúdio ao ato.
Os vereadores de Curitiba também repudiaram a ação durante a sessão de segunda, com parlamentares criticando o “Movimento pela Reforma de Direitos”.
G1