O navio-patrulha oceânico Apa, que integra a frota da Marinha brasileira, atracou no porto da Vila do Conde (PA) na noite da última terça-feira, 26, com um tanque de 54 toneladas, que será envasado em Belém com 90 mil m³ de oxigênio líquido e seguirá rumo ao Amazonas para abastecer hospitais de Manaus.
A Marinha foi responsável pelo transporte de São Paulo ao Pará. Agora, uma balsa será usada para transportar, por rios, o tanque até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro.
A capital do Amazonas enfrenta colapso no sistema de saúde devido ao agravamento da pandemia do coronavírus.
O transporte faz parte da Operação Covid-19, realizada pelas Forças Armadas para mitigar as consequências da doença.
O Apa partiu de Santos em 19 de janeiro e tinha previsão de parada no Pará no dia 28 de janeiro, mas, devido às boas condições meteorológicas e aos esforços da tripulação, composta por 80 militares, a chegada em Vila do Conde foi antecipada em dois dias.
A missão do Apa teve apoio do Comando do 4º Distrito Naval, da Companhia Docas do Pará, que disponibilizou cais e guindastes, e da empresa White Martins, fornecedora do oxigênio.
O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará também se dispôs a ajudar no transporte.
#OperaçãoCOVID19 O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” atracou agora há pouco no Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena-PA. Amanhã (27), o tanque de oxigênio será transferido, por meio de balsa, para o Porto de Belém, onde será abastecido e seguirá para Manaus-AM pic.twitter.com/nKDYX3k9hu
— Marinha do Brasil (@marmilbr) January 27, 2021
Fonte: Notícias ao minuto
Créditos: Polêmica Paraíba