polêmica

ONDE É LUGAR PARA ANIMAL?! Após acidente com cachorro em shopping de JP, internautas dividem opiniões: “eles gostam de areia, grama, praça e praia”

Após o ocorrido no último sábado (08), onde um cachorro se acidentou na escada rolante do Manaíra Shopping, em João Pessoa, internautas dividem opiniões nas redes sociais sobre a presença dos clientes de quatro patas em ambientes como estes.

Os shoppings e empresariais da Capital e também de outros lugares têm criado medidas para tornar a convivência entre animais de estimação e clientes cada vez mais agradável. Cada estabelecimento tem regras próprias. No Total, por exemplo, há uma cartilha recomendando que cada um leve itens para limpeza de possíveis dejetos ou que informe a equipe de segurança caso não tenha o kit e o animal faça xixi ou cocô.

Apesar da normalidade do “Pet Friendly”, lugares onde cães e gatos são muito bem-vindos, as opiniões são muito divididas sobre a prática.

As lojas aceitam bem, mas alguns clientes acham que não é lugar para cachorro. Algumas pessoas questionam: “E se eles fizerem xixi ou cocô, como fica?”. Mas a limpeza do shopping está preparada para esses atendimentos.

Após o acidente ocorrido no Shopping Manaíra, alguns internautas dividem opiniões nas redes sociais. Muitos deles dizem que shopping não é lugar para animal, enquanto outros dizem que até pode levar o animalzinho ao shopping, contato que o dono tenha responsabilidade.

“Deveria ser proibido pets em shopping…cachorro gosta de areia, grama, praça, praia e tantos espaços abertos e saudáveis para eles se exercitarem e derem um pouco de contato com a natureza…mas o que um cachorro vê de interessante num shopping? Piso liso, muitas pessoas , barulhos ,ambiente fechado, luz artificial nada que alegre eles”, escreveu uma internauta no instagram.

Algumas pessoas relatam que um shopping center não é um local agradável para a natureza do cachorro, e que os próprios animais não se sentem confortáveis naquele ambiente.

“Você acha que um Shopping Center é um local agradável e adequado para a “natureza” de seu cãozinho?! Que tem uma audição sensível, um faro apuradíssimo, ser exposto num ambiente estressante como um shopping? Eu não vejo um cãozinho tranquilo na guia, só vejo os bichinhos assustados”, disse outra internauta e frequentadora do shopping manaíra, onde aconteceu o acidente.

Alguns donos de pets concordam com a opinião e dizem que preferem levar seus animais a lugares abertos e que eles se sintam mais confortáveis para correr e brincar, já outros dizem que para onde for, tem que levar seu animal, seja em shopping ou outros ambientes.

“Os meus têm ansiedade de separação e nas vezes que saio preciso levar eles comigo! Em dias de chuva um dos únicos lugares em João Pessoa que se pode passear é o shopping e claro que eles vão junto!”, escreveu outra internauta, dona de pets.

O criador de cães Alessandro Martins, de Rio Grande, discorda:

 “Não gosto de cães dentro de casa. Para mim, devem ficar no pátio. Em shoppings, também não aprovo, por mais que sejam pequenos ou de colo. Embora muitos achem que eles são da família, na minha opinião, cachorro é cachorro”, disse.

O Dono da border collie Themis,  o advogado Alexandre Flores Almeida adora a companhia da cadelinha, mas prefere não levá-la a locais como centros comerciais:

“Acho que existem locais próprios para a cachorrada passear e brincar, e acredito que o shopping não é lugar para eles. Também penso que (os cães) podem se estressar com o ambiente, ficar nervosos e latindo”, concluiu.

O que diz a lei:

Pela lei, cães-guia são aceitos em todos os estabelecimentos e shoppings, sem nenhuma restrição. Cachorros, de pequeno, médio e grande porte, sempre devem estar com guia e coleira, nunca podem estar soltos, sem guia, no chão. Cachorros pequenos podem ter acesso às escadas rolantes, desde que estejam sempre no colo.

As regras no Shopping Manaíra:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba