https://www.youtube.com/watch?v=LxZ4jB1bva8
Quem nunca ficou em dúvida sobre o que fazer no sinal amarelo? O ideal é frear ou ultrapassar? Se avançar, dá multa? À noite ou de madrugada, quando estiverem piscando, o que pode significar e como agir? Estas e outras questões são muito comum, afinal, pouco se fala sobre regulamentações de trânsito quando o assunto é o farol amarelo
MORTE
As câmeras de monitoramento da Secretaria de Prevenção à Violência de Feira de Santana registraram a batida entre dois taxis na cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador. No acidente, que ocorreu no cruzamento das Avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, as principais do município, um taxista, de 26 anos, morreu.
Através das imagens é possível observar quando um dos veículos passa pelo cruzamento e é atingido pelo outro. Com o impacto, um dos carros foi lançado para fora da pista e ficou com as rodas para cima.
O motorista do carro atingido foi o que morreu. Já o outro taxista ficou ferido e foi levado em estado de choque para o hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Também não há detalhes sobre o sepultamento do jovem.
Sinal amarelo: o que fazer?
Quem nunca ficou em dúvida sobre o que fazer no sinal amarelo? O ideal é frear ou ultrapassar? Se avançar, dá multa? À noite ou de madrugada, quando estiverem piscando, o que pode significar e como agir? Estas e outras questões são muito comum, afinal, pouco se fala sobre regulamentações de trânsito quando o assunto é o farol amarelo.
Para entender o que é correto fazer, o professor de Direito do Trânsito Pablo Assunção explica a sinalização do trânsito afundo e relembra alguns pontos cruciais para qualquer mulher dirigir bonito. “O sinal verde indica permissão de prosseguir na direção, respeitando as normas gerais de circulação e conduta de trânsito. A luz amarela é ‘atenção’ e alerta o condutor que se deve diminuir a velocidade e parar o veículo com segurança, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para brecar também. Já a vermelha sinaliza obrigatoriedade de parar”, pontua Pablo.
Polícia Militar, Guarda Municipal e outros… Saiba quem pode multar no trânsito. Você conhece bem as placas? Descubra! Painel do carro: entenda de vez todas as luzes atrás do volante
Com estas regrinhas básicas bem entendidas, confira abaixo nosso manual sobre os semáforos e acerte em cheio no trânsito.
Passar no amarelo dá multa?
Pablo afirma que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não existe regulamentação sobre o semáforo amarelo ser visto como tipo penal. “Avançar no sinal vermelho é infração gravíssima, portanto, o mais importante é ter prudência e bom senso na luz amarela. Como a troca de cores é rápida e o mesmo serve para avisar o motorista, deve ser respeitado”
O que é mais indicado fazer?
O farol amarelo existe para evitar acidentes e freadas bruscas. “O correto é parar, a não ser que já esteja depois da metade do cruzamento. Preste atenção se não tem nenhum carro rápido atrás e que possa colidir com você e inicie a frenagem segura: isto evita o risco de passar no vermelho e ser pego por quem está saindo de uma pista transversal, por exemplo”, garante o professor.
Seguir a ordem de atenção também evita que pare em cruzamentos e prejudique o tráfego ou ainda estacione em cima da faixa de pedestres, ambas consideradas infrações de trânsito e multas garantidas.
Farol amarelo piscando
O farol amarelo piscando durante a noite ou na madrugada, indica passagem livre, mas com atenção, naquela via. O condutor pode atravessar em uma velocidade segura sem risco de ser multado.
Portanto, motoristas, o mais importante é analisar a velocidade que você está, a extensão do cruzamento, o horário e decidir com segurança. Mas não se esqueça: parar no farol amarelo é a atitude mais prudente.
Fonte: G1