"O Brasil é um país de crianças desaparecidas", diz Buarque em discurso no Senado

O Senado Federal lembrou hoje (25) o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Durante discurso, o senador Cristovam Buarque (PDT-SP), que integra o Bloco de Apoio ao Governo afirmou que o Brasil é um país de crianças desaparecidas, vítimas da violência, morte precoce e das consequências da evasão escolar.

desaparecidosO Senado Federal lembrou hoje (25) o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Durante discurso, o senador Cristovam Buarque (PDT-SP), que integra o Bloco de Apoio ao Governo afirmou que “o Brasil é um país de crianças desaparecidas”, vítimas da violência.

“Fala-se que, em 30 anos, 600 mil crianças morreram por violência, dá 20 mil por ano! Em poucas guerras, morrem 20 mil pessoas por ano. Dessas, 180 mil, em 30 anos, foram por homicídio, ou seja, 6 mil crianças por ano vítimas de homicídio, balas perdidas, assassinatos, como a gente vê, na televisão, até por padrastos, madrastas, pais”, destacou o parlamentar em seu discurso.

Evasão escolar – o parlamentar lembrou que no ano de 2013: 1,6 milhão de crianças desapareceram das escolas, sendo 1,5 milhão da rede pública e 100 mil de escolas particulares. “Com todas as consequências que isso traz: não conseguirem emprego; não serem capazes de entender o mundo onde vivem; não participarem da construção do País na dimensão do potencial que elas carregam ao nascer, mas que não desenvolvem por não ficarem na escola”, relatou.

O parlamentar fez um apelo a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para que aprove um projeto de Lei que obriga as emissoras de televisão dedicar parte do tempo da programação para divulgar fotos de crianças desaparecidas. A proposta tem como relator o senador Magno Malta (PR-ES), que pretende apresentar um relatório favorável ao projeto.