Brasil

Número de urnas substituídas sobe para 1,1 mil

Número de urnas substituídas sobe para 1,1 mil

URNA ELETRÔNICA

Mais de 1,1 mil urnas eletrônicas foram substituídas por causa de defeito em todo o país, de acordo com o balanço mais recente do Tribunal Superior Eleitoral. Vinte e oito pessoas foram presas. O Rio de Janeiro aparece na frente, com o maior número de detidos, seguido por Goiás e Minas Gerais.

A Justiça Eleitoral utiliza a biometria para identificar quase 22 milhões de eleitores no segundo turno, o equivalente a 15% do eleitorado nacional. Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, os eleitores enfrentaram dificuldades logo que o horário de votação se iniciou. Em um local de votação na Universidade Federal Fluminense, a urna apresentou problema e só foi substituída 40 minutos depois.

Os presidenciáveis Dilma Rousseff e Aécio Neves votaram pela manhã. Dilma esteve em um colégio de Porto Alegre e seguirá para Brasília, onde vai acompanhar a apuração. Aécio Neves vai acompanhar o resultado da eleição em Belo Horizonte, na cidade em que votou.

O segundo turno das eleições no Brasil é destaque na imprensa internacional. A rede BBC publicou que os brasileiros vão às urnas hoje na disputa mais acirrada em décadas. O espanhol “El País” afirmou que os eleitores vão decidir entre dois modelos de país. Já o argentino “Clarín” destaca que a campanha deste ano foi possivelmente a mais “virulenta” desde a retomada da democracia.

Manifestantes a favor da democracia em Hong Kong cancelaram um referendo agendado para este domingo. Na votação seria decidido se o grupo aceita a proposta do governo para uma possível reforma eleitoral. As lideranças do movimento político tomaram a decisão alegando que os ativistas não foram consultados antes da convocação do referendo.

CBN