O coração que Fausto Silva ganhou nesse domingo (27) partiu da cidade de Santos. O órgão foi transportado do estádio Ulrico do Mursa até o Hospital Albert Einstein, onde o apresentador está internado, na capital paulista.
A viagem de helicóptero com o coração iniciou às 11h47. Segundo o jornal “A Tribuna”, da Baixada Santista, a Portuguesa Santista foi acionada pela Polícia Civil por volta de 9h para autorizar o pouso no gramado do estádio.
Ainda na madrugada, a equipe do Einstein foi acionada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo para avaliar a compatibilidade entre o órgão e o receptor. De acordo com o setor, “a seleção gerada para a oferta do coração (…) trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos”.
Nesse grupo, quatro estavam priorizados — dentre eles, Faustão, que ocupava a segunda posição na fila. Como a equipe médica do paciente na primeira posição recusou o órgão, Faustão foi o receptor. Além disso, o apresentador se enquadra em outros critérios definidos, como o tipo sanguíneo (B, no caso dele), a gravidade do quadro, o porte físico e a distância geográfica entre o órgão a ser transplantado e o receptor.
Transplante “com sucesso”
O boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein indica que “o procedimento foi realizado com sucesso”. Faustão permanece na UTI, como de praxe, pois as horas seguintes ao transplante são essenciais para acompanhar a adaptação do órgão no organismo do paciente.
O apresentador estava internado desde o último dia 5 com um quadro de insuficiência cardíaca. No domingo (20), veio a notícia de que o estado de saúde dele havia sido agravado e Fausto foi colocado na lista de espera para transplantes.
Fonte: Polêmica Paraíba com Terra
Créditos: Polêmica Paraíba