![Arquivo pessoal Amanda Melibeu coleciona figurinhas da novela Cúmplices de um Resgate](http://imguol.com/c/noticias/e8/2016/05/23/amanda-melibeu-de-9-anos-coleciona-figurinhas-da-novela-cumplices-de-um-resgate-1464029861487_615x300.jpg)
As novelas “Cúmplices de um Resgate” e “Os Dez Mandamentos”, no ar no SBT e na TV Record, têm feito sucesso entre adultos e crianças. Em alguns Estados do Brasil, seus índices de audiência já superam os de “Velho Chico”, da TV Globo.
Aproveitando o bom momento, as emissoras lucram com a venda de produtos que levam a marca dos programas.
Nas lojas, é possível encontrar brinquedos, roupas e acessórios como as bonecas das gêmeas Manuela e Isabela (R$ 99,00), colônias da Jequiti (R$ 17,70) e álbuns de figurinhas (R$ 6,90), da novela infantil do SBT.
Amanda Melibeu tem 9 anos e, como fez com “Carrossel” e “Chiquititas”, novelas anteriores da emissora, está colecionando figurinhas da atração. Sua mãe, a bióloga Adriana Melibeu, diz que tentou proibir a compra dessa vez, mas foi voto vencido em casa.
“Ela tanto pediu para o pai, que acabou sendo atendida. Como as amigas assistem e comentam na escola, ela acaba querendo os produtos para fazer parte da turma”, diz.
Temporada renovada
“Os Dez Mandamentos” acaba de estrear sua segunda temporada e, segundo a Record, a continuação da saga do povo hebreu deve continuar com “A Terra Prometida”. A emissora licenciou produtos que vão de esmaltes (R$ 4,99) à edição especial da Bíblia (R$ 59,90) e bijuterias (entre R$ 9 e R$ 80,00).
Mina de ouro
O Brasil é um dos seis países que mais lucram com licenciamento de marcas no mundo, ao lado de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Em 2015, o faturamento no varejo chegou a R$ 17 bilhões.
“Temos uma previsão de aumento de 5% para este ano, o que elevará esse número para aproximadamente R$ 17,8 bilhões”, declara Marici Ferreira, presidente da instituição. Dessa fatia, 70% dos produtos são ligados ao entretenimento.
Segundo Ferreira, além das novelas, produtos de programas infantis e de TV a cabo também são bem absorvidos pelo mercado. Veja alguns exemplos:
Esmalte “Os Dez Mandamentos”
Gêmeas “Cúmplices de um regaste”
Caderno do professor Raimundo
Álbum de figurinha
Quebra-cabeça “Show da Luna”
Bíblia “Os Dez Mandamentos”
Festa com “Os Detetives do Prédio Azul”
Colônia “Cúmplices de um Resgate”
Kit “Mister Brau”
Bijuterias “Os Dez Mandamentos”
Receitas do “Mais Você”
Fonte: uol