Morreu nesta quinta-feira (11), vítima de covid-19, o arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos. O bispo estava internado desde o dia 16 de fevereiro após apresentar os sintomas doença. Dom Mauro recebia oxigênio e seguia em observação.
Devido ao agravamento da doença, o arcebispo precisou ser entubado três dias depois, no dia 19 de fevereiro. O paciente chegou a se recuperar bem, tendo os médicos retirados a sedação, no dia 27 do mês passado. No entanto, o estado de saúde do bispo se agravou, e na última terça-feira (9), ele precisou ser entubado mais uma vez. Dessa vez dom Mauro não resistiu.
Vítimas da covid-19
Aos 66 anos, dom Mauro Aparecido dos Santos é o quarto bispo da Igreja no Brasil que perde a vida vítima da covid-19. O caso anterior foi o do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eusébio Oscar Scheid, que faleceu no dia 13 de janeiro. Além dele, dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares-PE, faleceu em 18 de julho, aos 57 anos de idade, e dom Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba, que morreu em abril, aos 70 anos de idade.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de dom Mauro. Leia na íntegra:
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento, nesta quinta-feira, 11 de março, do arcebispo de Cascavel (PR), dom Mauro Aparecido dos Santos vítima da covid-19.
Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de dom Mauro, à arquidiocese de Cascavel e aos seus amigos, reafirmando nossa fé na ressurreição: “Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!”.
Seu lema episcopal era “Veni Et Sequere Me” (vem e segue-me – Lc. 18,22). Em preces, suplicamos ao Pai Misericordioso que acolha este nosso irmão e faça brilhar para ele a luz eterna.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba