O padre Gervásio Fernandes de Queiroga comemora, nesta quarta-feira (19), 90 anos de vida, com celebração de uma santa missa, ministrada pelo arcebispo do Rio Grande do Sul, Dom Jaime.
A celebração reuniu, na manhã desta quarta-feira, diversos líderes religiosos, além de familiares e amigos, onde juntos agradeceram pela vida de padre Gervásio Fernandes.
Padre Gervásio nasceu no município de Uiraúna, no dia 19 de junho de 1934. Filho de João Adelino de Queiroga e Ana Fernandes de Queiroga, aos 12 anos tornou-se aluno do Seminário em João Pessoa. Aos 18 anos, já se encontrava em Roma onde passou 10 anos e fez Mestrado em Filosofia. Em 1973, fez Doutorado, cuja tese foi: CNBB – Comunhão e Corresponsabilidade.
É graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Foi professor fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Como sacerdote, foi vigário em diversas paróquias, entre elas a da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Padre Gervásio também foi assessor da presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por 21 anos. Em 1985, fundou o Instituto Jesus Missionário dos Pobres, que passou por Brasília, Natal e, hoje, está em Cajazeiras, tendo formado dezenas de padres.
No dia 12 de outubro de 2002, o Papa Bento XVI elegeu o Padre Gervásio entre os seus capelães, que passou a ser Monsenhor, representando o reconhecimento da Igreja.