lista tríplice

Ministro Edson Fachin determina que Bolsonaro obedeça lista tríplice de reitores nas universidades e institutos federais

A liminar foi proferida em ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta (10), que o governo Bolsonaro deve seguir a lista tríplice das universidades federais na hora de indicar reitores para o comando das instituições. A liminar foi proferida em ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil, que questionava diversas indicações do presidente que ignoravam nomes eleitos pelos colegiados das universidades.

Desde o início da gestão Bolsonaro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) contabilizou ao menos 14 indicações que ignoraram o primeiro colocado das listas tríplices, compostas por três nomes mais votados pelos seus pares para a reitoria das universidades. Tradicionalmente, a escolha recaía sobre o primeiro colocado.

A determinação de Edson Fachin estabelece que o presidente deve seguir a lista tríplice sem, necessariamente, escolher o mais votado nas consultas por votação feitas nas instituições. Dessa forma, a condição do reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, nomeado mesmo sendo o terceiro colocado na votação, permanece a mesma que se tem agora.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba