Esclarecendo

Ministro da Educação diz que tema da redação do Enem não veio das eleições

Segundo ele, o tema foi escolhido há cerca de 4 meses pelos técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A campanha eleitoral teve início em 16 de agosto.

O ministro da Educação, Rossieli Silva, durante apresentação do sistema de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse neste domingo (4.nov.2018) que o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano não foi influenciado pelos episódios envolvendo notícias falsas durante as eleições. O tema da edição de 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Segundo ele, o tema foi escolhido há cerca de 4 meses pelos técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A campanha eleitoral teve início em 16 de agosto.

“É 1 tema muito atual, não foi uma escolha de agora. Foi uma escolha dos técnicos daqui do Inep em torno de junho, julho. O tema é extremamente atual e relevante. Para os jovens estudantes que estão informados da discussão de fake news, do papel da internet na informação, é muito importante o debate”, disse o ministro.

A declaração foi feita após reunião com o presidente Michel Temer e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O tema foi elogiado por Temer: “Cumprimentei os organizadores pelo título da prova [redação]. Trata das notícias falsas, é um tema atualíssimo”.

O Enem abordou também as fake news em questões da prova, ao mesmo tempo, em que foi alvo delas. Neste domingo (4.nov.), circulou nas redes sociais uma notícia falsa de que o exame foi cancelado, mas o Inep desmentiu a informação. Após a reunião, Raul Jungmann disse ainda que a PF pode investigar notícia falsasobre cancelamento do Enem.

O ministro da Educação afirmou que as redes sociais já estavam sendo monitoradas.

“Estamos o tempo todo monitorando as redes, 24 horas por dia todas as redes sociais com apoio da Polícia Federal. Estamos sempre prontos para tomar as providências e quando for o caso de responsabilização, será tomado. E estamos combatendo as notícias falsas”, afirmou.

(Com informações da Agência Brasil.)

Fonte: Poder 360 e Agência Brasil
Créditos: Poder 360 e Agência Brasil