
Paraíba - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da abertura do II Encontro Nacional de Gestores Culturais, que será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O evento reunirá gestores culturais de todo o Brasil para discutir os rumos e desafios das políticas públicas voltadas ao setor cultural.
A ministra participa da mesa de abertura, marcada para quarta-feira (23), às 19h. Durante os três dias de programação, dirigentes do Ministério da Cultura (MinC) estarão presentes em mesas de debate e oficinas.
Na quinta-feira (24), o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, participa do painel “Virada de Chave: um novo horizonte para as políticas culturais e o papel dos entes federativos”. No mesmo dia, a subsecretária de Gestão Estratégica, Letícia Schwarz, estará no debate “Cultura, Economia e Sociedade: o poder dos dados na formulação das políticas culturais”.
A programação de sexta-feira (25) inclui a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, no debate “Arte, Cultura e Educação: um diálogo para o desenvolvimento humano”. Ainda na sexta, a presidenta da Funarte, Maria Marighella, participa da mesa “Políticas Culturais para além do fomento: construindo estratégias de longo prazo”.
Também fazem parte da agenda encontros temáticos sobre segurança jurídica, marco regulatório do fomento e pactuação federativa na cultura, com presença da secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, além de debates com pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O Iphan vai lançar o projeto “Andanças do Patrimônio”, voltado à construção participativa do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural.
Durante o encontro, o MinC contará com um estande para auxiliar gestores estaduais e municipais na adesão ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc. Oficinas e rodas de diálogo fazem parte da programação.
A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento.
T5