Polêmica

Ministério Público pede esclarecimento ao Cremec após médico emitir atestado que dispensa vacinação contra Covid

Ministério Público pede esclarecimento ao Cremec após médico emitir atestado que dispensa vacinação contra Covid

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou esclarecimento ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec), na última sexta-feira (17), sobre a emissão de um atestado médico que dispensa a aplicação de vacina contra a Covid-19.
Um médico homeopata e clínico geral, inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), emitiu um atestado em Fortaleza orientando um paciente a não tomar a vacina contra a Covid-19, de acordo com o MPCE. O nome do médico não foi informado.
O g1 entrou em contato com o Cremec Ceará, por meio da assessoria de imprensa, e não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.

Ainsa segundo o MPCE, no atestado, o médico indicou que o paciente está sob seus cuidados clínicos e declarou que não recomenda “quaisquer vacinas contra Covid-19” uma vez que entrou “com tratamento homeopático cujo objetivo é a prevenção de agravos e manutenção da saúde integral”.
O pedido de esclarecimento foi expedido pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotor de Justiça Enéas Romero de Vasconcelos. O órgão ressalta que atestados e os atos médicos devem se basear nas normas técnicas científicas que regulamentam a profissão e na necessidade de que a dispensa de vacinação tenha fundamentação científica.

O MP questiona ao Cremec qual a orientação vigente sobre a dispensa de vacinas, quais os requisitos para o referido atestado, bem como se foi feita campanha acerca da importância da vacina, necessidade de imunização e quais os requisitos referentes aos casos excepcionais de dispensa da vacina.

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba