O Ministério da Saúde emitiu um comunicado nesta quinta-feira (14) alertando os cidadãos acerca de tentativas de golpe que criminosos estariam fazendo utilizando o nome da pasta acerca do processo de vacinação contra a covid-19.
Usuários nas redes sociais narraram que estavam sendo contatados via aplicativo de mensagens, por alguém se passando como representante do Ministério da Saúde. Essa pessoa então começaria a fazer uma série de perguntas sobre a vacina e no final do questionário pediria para a vítima, no caso o cidadão, confirmar com ele um código numérico. Caso o cidadão passasse esse número, ele teria sua conta no aplicativo de mensagens clonada.
Sobre o tema, o ministério divulgou uma nota alertando para essas iniciativas e reiterando que não faz agendamento de vacinação, não solicita dados das pessoas nem envia quaisquer tipos de códigos para usuários do sistema de saúde.
A orientação do Ministério da Saúde é que, se a pessoa receber ligações ou mensagens pelo celular com esse teor, não forneça qualquer dado e denuncie a autoridades competentes.
Confira a postagem feita pela conta do Ministério nas redes sociais:
O @minsaude alerta para um novo golpe em nome do órgão! A ação visa clonar seu número do aplicativo de mensagens e ter acesso aos dados do seu celular. Não caia nessa!
O Ministério da Saúde não telefone para marcar vacinação e jamais pede este tipo de confirmação de dados. pic.twitter.com/1Mv4ShhDKj
— Ministério da Saúde (@minsaude) January 14, 2021
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba