O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, divulgou em suas redes sociais que a mina número 18 da Braskem sofreu um rompimento neste domingo (10).
A área do rompimento foi sob a lagoa Mundaú, que tende a ficar altamente salinizada, com prejuízos para a fauna e a flora do local. O prefeito afirmou que maiores informações sobre o assunto ainda estão sendo colhidas e serão compartilhadas quando possível.
Por conta do risco de desabamento, a mina e seu entorno estavam desocupados.
Às 13h15 de hoje, a mina 18 sofreu um rompimento, no trecho da lagoa próximo ao Mutange. Estarei em instantes sobrevoando a área com os nossos técnicos. A Defesa Civil de Maceió ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas.… pic.twitter.com/7sCZmYsRFB
— JHC (@jhcdopovo) December 10, 2023
Em boletim divulgado na manhã deste domingo (10), a Defesa Civil municipal informou que o local manteve o ritmo de afundamento nas últimas 12 horas, com a velocidade da erosão caindo de 0,54 cm para 0,52 cm por hora.
Nas últimas 24 horas, o deslocamento vertical de terra foi de mais 12,5 cm. Desde o início da crise na mina 18, o chão já afundou 2,35 metros, segundo a Defesa Civil.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Com R7