A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada em Maceió, capital de Alagoas, informou nesta terça-feira (9) que tem 15 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) em estado grave, todos com covid-19. A ala foi isolada para pacientes com confirmação ou suspeita da doença.
Outras duas crianças estavam em observação mas testaram negativo. Com isso, elas foram transferidas para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo).
Segundo a maternidade, nem todas as crianças foram infectadas dentro da unidade. Alguns deles já chegaram com covid-19, vindos do interior, e outros foram infectados pelas mães.
A unidade hospitalar é referência no estado no atendimento a gestantes de alto risco, e conta com uma capacidade de atendimento de UTIN de 26 leitos. A maternidade é gerenciada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde em Alagoas (Uncisal).
A maternidade emitiu uma nota nesta terça-feira esclarecendo a situação. Leia a nota na íntegra:
A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) informa que a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), neste dia 09 de março, encontra-se isolada para pacientes com Covid-19. Ao todo, estão na UTIN, neste momento, 15 bebês confirmados para a Covid-19. De acordo com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), 02 bebês que estavam isolados, apresentaram testagem negativa e já receberam alta da UTIN, sendo transferimos para a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco). Informamos ainda que estamos recebendo pacientes externos normalmente. Salientamos ainda que estamos tomando medidas internas para reforçar a proteção dos nossos pacientes.
Fonte: Polêmica Paraíba com G1AL
Créditos: Polêmica Paraíba com G1AL