
Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (8), aponta que a maioria dos brasileiros defende a prisão de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente deve ser preso por ter liderado uma trama golpista. Outros 42% são contra a prisão, enquanto 7% não souberam ou não quiseram responder. Apesar disso, 52% acham que Bolsonaro permanecerá em liberdade, mesmo diante das acusações. Apenas 41% acreditam que ele será de fato preso, e 7% não opinaram.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e pode pegar até 29 anos de prisão por quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
A pesquisa ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Maioria da população é contra a anistia aos golpistas
O mesmo levantamento mostra que 56% dos brasileiros são contra a anistia aos golpistas envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Outros 37% são a favor do perdão, enquanto 6% não souberam responder e 2% se disseram indiferentes.
Mesmo diante da rejeição popular, Bolsonaro voltou às ruas no último domingo (6) e liderou uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, pedindo anistia para os golpistas.
Na Câmara dos Deputados, bolsonaristas fazem pressão para que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), paute a urgência de um projeto para anistiar os condenados — e, assim, livrar Bolsonaro da prisão. Motta, no entanto, tem sinalizado que não pretende atender à demanda da extrema direita.
A nova pesquisa Datafolha confirma a tendência observada na última pesquisa Quaest, divulgada no domingo, que apontou os mesmos 56% de rejeição à anistia aos golpistas.
Com Revista Fórum