A Polícia Federal providenciou um helicóptero para levar o ex-presidente Lula do aeroporto de Curitiba até a superintendência do órgão no estado, onde ele ficará preso. Com isso a PF pretende evitar que o ex-presidente corra qualquer risco ao chegar ao local.
Essa seria a primeira vez que um preso na Lava Jato chegaria à sede da PF no Paraná de helicóptero. Os outros alvos da investigação sempre foram em carros escoltados por policiais.
Conforme o GLOBO informou, a corporação tem se esforçado para dar os sinais de que está disposta a negociar. Um avião da PF está em São Paulo à disposição de Lula caso ele queira se entregar na capital paulista. Até o momento, porém, os policiais não foram procurados pela defesa de ex-presidente para a negociação.
A avaliação da PF é que mesmo que o petista resista e permaneça na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde está desde quinta-feira, ele será vencido pelo cansaço em alguns dias e terá que se entregar, já que o mandado de prisão está expedido. Avaliam que se Lula ignorar a ordem judicial ele estaria “rasgando a constituição” e se apequenando como ex-presidente e candidato à presidência.
Investigadores relataram ao GLOBO que invadir a sede do sindicato não é uma opção avaliada pela PF neste momento. Integrantes da corporação envolvidos no caso acreditam que a condução coercitiva que levou o ex-presidente para depor no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, março 2016, foi uma operação que prejudicou a imagem da PF e que é preciso ter cautela para não abastecer o discurso de vítima do petista. Hoje trabalham com a hipótese de que quanto mais Lula resistir é ele quem terá desgaste.
Fonte: Extra
Créditos: Extra