nova pesquisa

Lula tem 45% de aprovação e 25% de rejeição na cidade de São Paulo, aponta Datafolha

Uma nova pesquisa do Datafolha revela que 45% dos residentes da cidade de São Paulo consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, enquanto 25% o desaprovam e 29% o avaliam como regular. Apenas 1% não soube opinar. 

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Uma nova pesquisa do Datafolha revela que 45% dos residentes da cidade de São Paulo consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, enquanto 25% o desaprovam e 29% o avaliam como regular. Apenas 1% não soube opinar.

O instituto realizou a pesquisa nos dias 29 e 30 de junho, durante os quais também avaliou o desempenho de outros governantes e mediu pela primeira vez a intenção de votos na cidade de São Paulo para a campanha eleitoral de 2024.

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é aprovado por 30% e considerado ruim ou péssimo por 27% dos eleitores da capital paulista, enquanto 38% veem o governo como regular. O instituto havia realizado um levantamento em todo o estado em abril. Na ocasião, 44% dos paulistas diziam que o governo é bom ou ótimo, ante 11% que o rejeitavam e 39% que o classificavam como regular.

A pesquisa foi realizada com 1.092 pessoas maiores de 16 anos, e a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Avaliação melhor em SP do que no País

Comparativamente com a pesquisa nacional mais recente do instituto de pesquisa, o presidente apresenta uma imagem melhor na cidade de São Paulo do que no País como um todo.

Na rodada de junho, Lula tinha uma taxa de aprovação de 37%. Os índices de reprovação e regular eram mais semelhantes na ocasião, com 27% e 33%, respectivamente.

Este cenário indica que o sentimento mais inclinado à esquerda continua predominante na cidade, o que contrasta com o resultado das eleições de 2022 no estado de São Paulo.

Em outubro passado, a capital deu mais votos válidos a Lula (53,54%) do que ao então presidente Jair Bolsonaro (PL, 46,6%), um resultado oposto ao registrado em todo o estado.

Esses movimentos de oscilação têm desempenhado um papel importante na formação das alianças políticas para as eleições de 2024 na capital. Lula anunciou seu apoio a Guilherme Boulos (PSOL), resultando na ausência de um candidato do seu próprio partido na cidade pela primeira vez.

O PT chegou ao segundo turno em 6 das 10 eleições realizadas desde o retorno do voto direto na capital em 1985, conquistando a vitória em duas delas. Em 1988, venceram em um pleito de rodada única.

Entretanto, nas eleições de 2020, o partido teve um desempenho desfavorável, com Jilmar Tatto ficando em sexto lugar no primeiro turno. Nessa mesma eleição, Bruno Covas (PSDB) venceu Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno.

 

Fonte: Terra
Créditos: Polêmica Paraíba