O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira (4/4) de cerimônia de apresentação dos Oficiais Generais das Forças Armadas que foram promovidos em 31 de março. O evento, marcado para as 16h, no Palácio do Planalto, ocorre três vezes ao ano. Será a primeira promoção que Lula participa desde que tomou posse para o seu terceiro mandato como presidente da República.
A agenda deve reunir, além dos 56 oficiais promovidos, o ministro da Defesa, José Múcio, e os chefes das Forças Armadas: o general Tomás Ribeiro Paiva, do Exército; o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, da Marinha; e o tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica.
A cerimônia ocorre em um momento em que o presidente Lula traça uma estratégia de aproximação com os militares. Um almoço entre o petista e os chefes das forças estava previsto para esta segunda-feira (3/4), mas precisou ser cancelado por motivos de agenda.
A relação entre Lula e os militares foi agravada após os atos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais promoveram ataques na área central de Brasília, invadindo e depredando as sedes dos Três Poderes.
Um dia após os ataques, o petista chegou a afirmar que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com os atos.
Após as declarações, Lula e militares concordaram em distensionar a relação e, desde o último mês, o presidente tem aumentado o número de agendas ao lado das Forças Armadas. No próximo dia 19 de abril, Lula ainda deve marcar presença em cerimônia que irá celebrar o Dia do Exército.
Fonte: Metropoles
Créditos: Polêmica Paraíba