Após um atraso devido a problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Brasília nesta quarta-feira (2), retornando de sua viagem ao México, onde participou da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. O avião que transportava a comitiva pousou na Base Aérea de Brasília às 10h12.
“Ao longo do voo, não houve intercorrências”, informou a Presidência.
Lula dirigiu-se diretamente à residência oficial no Palácio da Alvorada e não possui compromissos oficiais agendados para hoje.
Problemas
O embarque ocorreu no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, às 14h10 (horário local; 17h10, horário de Brasília). Após a decolagem, a aeronave VC-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou um problema técnico e precisou retornar ao aeroporto mexicano. A FAB não forneceu detalhes sobre o incidente, mas afirmou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos e que os pilotos aguardaram o consumo de combustível necessário para o retorno.
Após cinco horas de voo, Lula e sua comitiva pousaram em segurança na capital mexicana às 22h16. Na madrugada desta quarta-feira, todos embarcaram em outra aeronave da FAB rumo a Brasília.
A FAB ainda não revelou a causa do problema técnico na aeronave presidencial, um Airbus A329CJ.
Durante sua estadia no México, além da cerimônia de posse de Sheinbaum, Lula também teve uma reunião bilateral com a nova presidente e participou de um fórum com empresários brasileiros e mexicanos.