CUIDADOS

Limpar a casa pode ser tão perigoso quanto fumar 20 cigarros por dia

Você é uma daquelas pessoas ?loucas? por limpeza? Saiba que alguns itens usado para deixar sua casa limpa podem estar prejudicando sua saúde.

De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade de Bergen, na Noruega, o contato com produtos de spray usados para limpar a casa provoca tantos danos nos pulmões das mulheres como fumar um maço de cigarros por dia.

Para análise, os pesquisadores acompanharam 6.235 voluntários, com cerca de 34 anos, por 20 anos. Então, eles compararam o impacto à saúde provocado pelos sprays de limpeza ao de fumar diariamente.

Os resultados mostraram que o volume de ar que a pessoa é capaz de expirar em um segundo, diminuiu 3.6 ml ao ano nas mulheres que faziam faxina em casa e 3.9 ml/ano nas que trabalhavam como faxineiras.

Além disso, o total de ar que a pessoa pode exalar fazendo força diminuiu 4.3 ml/ano, nas participantes que faziam faxina em casa com frequência, e 7.1 ml/ano nas que faziam limpeza profissionalmente.

Desta forma, os pesquisadores chegaram à conclusão que o uso prolongado desses itens durante a faxina leva à inalação de substâncias químicas que detonam o organismo tanto quanto fumar 20 cigarros por dia.

“Foi visível a taxa de declínio da função pulmonar com o passar dos anos”, disse a professora Cecile Svanes, principal autora do estudo.

A investigação mostrou também que que homens que fazem faxina, tanto em casa quanto no trabalho, também apresentaram este declínio da capacidade pulmonar, contudo os números são bem menores do que das mulheres. Entre os participantes, 1.512 homens disseram que nunca limparam a casa, enquanto apenas 197 mulheres responderam o mesmo.

Segundo os autores da pesquisa, as vias respiratórias acabam sendo prejudicadas por conta das partículas químicas transmitidas pelos produtos de limpeza.

“Não é de se surpreender, já que essas pessoas estão inalando pequenas partículas de produtos que foram feitos para limpar o chão e não para limpar o pulmão”, diz Øistein Svanes, autor do estudo e pesquisador do Instituto de Medicina da Universidade de Bergen.

Apesar do problema estar relacionado ao acúmulo das partículas ao longo de anos, é preciso que as pessoas fiquem atentas às consequências ainda desconhecidas.

“Já há bastante evidências de que os produtos de limpeza podem provocar asma em um curto período de tempo. No entanto, ainda faltava evidências do que eles causaram a longo prazo”, afirma Cecile.

O pesquisador Øistein Svanes revelou que muitos destes agentes químicos são desnecessários e os órgãos regulatórios de saúde pública deveriam encorajar os fabricantes a produzirem produtos que possam ser inalados.

Como solução, os cientistas orientam manter a casa sempre ventilada e substituir os produtos em spray por similares líquidos.

O resultado do estudo foi publicado no periódico Society’s American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, da Sociedade Americana do Tórax.

Fonte: Terra
Créditos: Terra