“Liberdade de imprensa, Justiça e segurança dos jornalistas”.
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) promovem nesta 4ª feira (27.mai.2020), às 9h30, uma live sobre a proteção de jornalistas. São convidados os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes; o procurador-geral da República, Augusto Aras; e a jornalista do jornal Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello.
No evento, será lançado uma cartilha sobre medidas legais para proteção dos profissionais contra ameaças e assédio on-line.
O debate é feito em 1 momento de grande tensão. Na 2ª feira (25.mai.2020), a Folha de S.Paulo e o Grupo Globo anunciaram que não enviarão mais repórteres para a cobertura em frente ao Palácio da Alvorada –residência oficial da Presidência da República. A a medida foi seguida pela Band, Correio Braziliense e Metrópoles.
Isso porque apoiadores do presidente Jair Bolsonaro hostilizaram os jornalistas que trabalhavam no local. A saída do Alvorada é dividida em 2 cercadinhos: 1 onde ficam os profissionais da imprensa e outro onde se concentram os apoiadores. Na ocasião, os apoiadores tiveram o dobro de espaço destinado a eles, andaram livremente pela área da imprensa e fizeram gestos obscenos aos jornalistas, os chamaram, por exemplo, de “safados”, “comunistas” e “comprados”.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Poder 360