Juliette Freire criticou as declarações de Milton Ribeiro, ministro da educação, que afirmou que crianças com deficiência “atrapalham” o ensino dos demais estudantes e que é “impossível” conviver com crianças com “certo grau de deficiência”.
“Por trás dessa fala infeliz e preconceituosa do atual Ministro da Educação, há muita ignorância e um completo desserviço à sociedade. A educação é a base e um direito de todos, sem distinção”, escreveu a campeã do “BBB 21” (TV Globo).
Precisamos de formação adequada aos nossos profissionais da educação e escolas adaptadas para todas e todos. Educar é incluir – Juliette Freire
A ex-BBB não foi a única famosa a criticar a fala de Ribeiro. Jakeline Ribeiro, miss Brasil 2013 e ex-participante de “A Fazenda 12” (Record TV), também se pronunciou a respeito.
“É um absurdo ver que o ministro da educação, que deveria apoiar, lutar e incentivar a inclusão, faz e pensa o oposto, com falas carregadas de preconceito. A inclusão, está no nosso dia a dia, dentro e fora das salas de aulas”, escreveu a modelo, que luta pela visibilidade e inclusão de crianças com Síndrome de Down. A irmã dela, Geovanna, 12 anos, tem Síndrome de Down.
Por trás dessa fala infeliz e preconceituosa do atual Ministro da Educação, há muita ignorância e um completo desserviço à sociedade. A educação é a base e um direito de todos, sem distinção. https://t.co/PR5E8UJXCU
— Juliette (@juliette) August 19, 2021
Ministro se desculpou
Milton Ribeiro pediu desculpas por sua fala sobre crianças com deficiência, mas manteve a posição de defender que estes alunos, que chamou que “especiais”, estudem em salas separadas.
Em seu Twitter, o ministro escreveu que “algumas palavras foram utilizadas de forma não apropriada e não traduzem, adequadamente, o que eu quis expressar”.
https://twitter.com/mribeiroMEC/status/1428471819938435078
Fonte: UOL
Créditos: UOL