Mais uma mudança no comando do Banco do Nordeste (BNB). Assume interinamente a presidência José Gomes da Costa, diretor Financeiro e de Crédito do banco. Ele foi nomeado pelo Conselho de Administração do banco de fomento, comunicou o BNB hoje (17).
Anderson Possa, que ocupava a chefia interina até então, volta à posição de diretor de Negócios
O nome de Costa, funcionário de carreira do Banco do Nordeste há 38 anos, já vinha sendo ventilado nos bastidores.
Surpreende o fato de o novo nomeado ainda constar como interino, mas assim foi descrito no comunicado enviado pelo banco, nesta segunda-feira (17).
Nos últimos meses, intensificaram-se as movimentações políticas em torno da cadeira mais importante do Banco do Nordeste. Anderson Possa assumira em setembro de 2021, após a saída conturbada de Romildo Rolim, cuja cabeça fora pedida pelo Centrão – mais precisamente pelo cacique Valdemar Costa Neto, do PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro.
O epicentro da agitação é o Inec (Instituto Nordeste Cidadania), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que gere, desde 2003, o Crediamigo, programa de microcrédito multibilionário do BNB.
Após o Governo Federal demonstrar, nos bastidores, insatisfação com o fato de um programa tão poderoso ser operacionalizado por uma entidade cuja diretoria supostamente tinha nomes ligados ao PT, Possa assumiu a presidência com a missão de encontrar um novo gestor para o Crediamigo.
https://www.instagram.com/tv/CUVtr1ADtYe/?utm_source=ig_web_copy_link
Fonte: Diário do Nordeste
Créditos: Polêmica Paraíba