O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, disse nesta sexta-feira (25) que tropas militares já foram enviadas, inclusive com o uso de helicópteros, para garantir a saída de combustíveis das refinarias e o abastecimento de 11 aeroportos prioritários. Já são realizadas, segundo ele, seis forças tarefas a partir da assinatura do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
“Tão logo, o presidente [Michel Temer] terminou de assinar o decreto já tinha tropas nas refinarias”, disse Silva e Luna, em entrevista no Palácio do Planalto.
O ministro, que é general do Exército, disse que a ação das Forças Armadas garantiu a liberação do transporte de combustíveis na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. “Uma das principais preocupações é com as refinarias”, afirmou.
O general explicou que os motoristas que estavam nas refinarias abandonaram os caminhões-tanque. Segundo ele, os militares podem conduzir os veículos da Petrobras ao destino, mesmo sem a edição do decreto de “requisição de bens” que valerá especialmente para os casos que envolverem empresas privadas.
A ação militar também deve garantir a chegada dos combustíveis a 11 aeroportos prioritários, aqueles que não contam com duto de abastecimento. Entre eles, estão os terminais de Recife, Salvador e Brasília.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba